Como fiz Pátina na minha Estante

Oi meus amores, hoje vamos falar de um assunto diferente: Com fiz Patina na minha estante da sala.
Deu bastante trabalho, mas o resultado valeu, até porque, eu adoro inventar e inovar...
Sempre gostei de móveis clarinhos, acho que deixa o ambiente limpo, purificado, rsrsrs, chique, clean... Enfim, amo tudo clarinho!! A minha estante era assim:


Então vamos no passo a passo:

- Retire puxadores, prateleiras, isole dobradiças com fita isolante
- Com uma lixa para madeira n180, lixe todo o móvel, retirando qualquer resíduo de cera ou verniz
- Limpe todo o móvel com um pano seco e com auxilio de uma vassourinha, para tirar o pó dos cantinhos também (se não limpar, corre o risco de manchar na parte da aplicação da massa)
E ficará assim:



- Pegue a massa PVA (usei da Coral, pois acho a marca e qualidade excelente), com uma trincha bem larga e com cerdas bem dura, e aplique no móvel, sempre em um mesmo sentindo, pra evitar que a massa fique embolada. Espere secar aproximadamente 24 horas, e fica assim:



- Depois disso, pegue a tinta PVA Branca (também da Coral), e com a mesma trincha larga, passe uma mão bem generosa em todo o móvel, para deixa-lo bem branquinho e sem falhas, caso não queira um efeitos rústico, que não é meu caso. E fica assim:


Feito isso vamos a etapa da cor da estante:
- Pegue o xadrex liquido com a cor da sua preferencia, e em uma bacia para misturar tinta, coloque a tinta PVA branca (da Coral), água para diluir, pois ela é muito consistente, e vá colocando devagar algumas gotas do xadrez, misturando sempre com bastante calma.
-Minha cor escolhida foi o Ocre, que puxa pro Amarelo, e fiz um tom bem diferente, para dar um pouco de contraste com a parede e piso que são da cor palha.
E ficou assim:



- Pintei as gavetas e as prateleiras de branco, pra dar uma leveza no móvel, que já tem as portas em estilo "madeira alcochoada, usei o Verniz Marítimo Acetinado a base de Água, ele também já tem um tom levemente amarelo, então se fizer um móvel Branco, Gelo, Cinza, ou tons parecidos, use o verniz Incolor, assim não vai alterar a cor usada na sua Patina ou Textura. lembrando de deixar o verniz secar pelo menos 24 horas, prateleiras e gavetas também.
E esta é a foto final, que depois de 1 semana de trabalho foi gratificante.



Aproveitei e troquei os enfeites, deixando tudo num tom mais alegre e colorido, pois Natal tá chegando, e me animei pra deixar a sala com ambiente mais aconchegante e ao mesmo tempo colorido. E agora um antes e depois, vamos dar uma conferida?!


Espero que tenham gostado, e que eu possa ter ajudado de alguma forma...
Que tal reformar um móvel que não esteja mais te agradando, vamos colocar a mão na massa?!!
Até o próximo...









Você também vai gostar

0 comentários

Instagram

Posts Populares

Arquivos do Blog